FUNASA libera 2ª parcela de convênio para melhoria no sistema de abastecimento de água no Distrito de Paredão Grande

Publicado em: 24/04/2019 09:46 | Fonte/Agência: Claudemir Teles

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), liberou nesta semana a segunda parcela referente a obra de melhoria no sistema de abastecimento de água no Distrito de Paredão Grande em General Carneiro – MT. A obra estava paralisada aguardando a liberação do recurso por parte do Governo Federal, que foi realizada após insistência do Prefeito Marcelo Aquino com apoio do Superintendente Estadual da FUNASA Francisco Holanildo.

Com a liberação do recurso a empresa vencedora do certame já está fazendo aquisição dos materiais para o inicio da segunda etapa que prevê a compra de equipamentos, abertura de parte da rede mestre bem como algumas ligações domiciliares. Segundo o Prefeito Marcelo Aquino, nas próximas semanas a obra deve ser reiniciada. “Já entramos em contato com a empresa responsável que nos garantiu estar adquirindo os materiais para nas próximas semanas reiniciar a obra, estamos trabalhando incansavelmente para a conclusão desta obra que é muito aguardada por toda população.”

O engenheiro da Prefeitura Vitor Hugo explica que a partir de agora os pagamentos deverão ser creditados com mais rapidez, pois a demora maior foi devido a troca do Governo Federal bem como de muitos fiscais, atrasando o processo. “Esta obra é divida em 4 etapas (20 / 20 / 40 / 20%), após o término de cada etapa nós realizamos a medição e enviamos para aprovação da FUNASA e posteriormente liberação do recurso. Com a troca do governo acabou tumultuando um pouco essa parte de fiscalização, mas a parceria do Marcelo junto com o Francisco esta sendo fundamental para a agilidade e continuidade da obra. É importante explicar ainda para que a população entenda, que a liberação do recurso acontece por partes, após a medicação de cada etapa, exatamente a fim de evitar que gestores e até mesmo empresas peguem o recurso total e não realizem a obra, e que tais paralisações no intuito de aguardar a liberação dos recurso são normais.

A Obra de melhoria no sistema de abastecimento de água no Distrito de Paredão Grande é a maior obra já realizada naquele Distrito, e só foi possível após diversas viagens do prefeito Marcelo Aquino e equipe em Brasília e Cuiabá buscando recursos em parceria com o Superintendente Estadual da FUNASA Francisco Holanildo e do Deputado Federal Carlos Bezerra.